Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Fifa consagra brasileiros com dobradinha Kaká e Marta

O futebol brasileiro está novamente no topo do mundo. Nesta segunda-feira, a Fifa elegeu o meia-atacante Kaká, do Milan, como o melhor jogador do mundo na temporada 2007. Entre as mulheres, o prêmio foi conquistado pela meia-atacante Marta, garantindo ao País uma inédita dobradinha.

Kaká confirmou o favoritismo e foi eleito em Zurique, na Suíça. Campeão e artilheiro da Copa dos Campeões e vencedor do Mundial de Clubes, o meia-atacante não deu chance para os rivais na disputa: o português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, da Inglaterra, e o argentino Lionel Messi, do Barcelona, da Espanha.

Já Marta, que conduziu o Brasil ao título dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e do vice-campeonato da Copa do Mundo, na China, superou a compatriota Cristiane, terceira colocada, e a alemã Birgit Prinz, que ficou na segunda posição.

No masculino, além de Kaká, Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho (2004 e 2005) já levantaram o troféu de melhor do mundo oferecido anualmente pela Fifa desde 1991.

Entre as mulheres, por sua vez, Marta segue fazendo história. Vencedora do prêmio em 2006 e vice em 2005, ela levou o bi nesta temporada, aos 21 anos, igualando o feito de Ronaldo. Em 1997, também com 21 anos, o craque foi eleito o melhor pela entidade pela segunda vez na carreira.

Além de Kaká e Marta, outros dois brasileiros foram premiados na festa na Casa de Ópera, em Zurique, na Suíça. Pelé foi homenageado com o prêmio presidencial, entregue pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter. Já Buru foi eleito o melhor jogador de futebol de areia em 2007.

Redação Terra