Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

segunda-feira, outubro 01, 2007

Futebol feminino merece mais apoio e estrutura




SÃO PAULO (Reuters, Domingo, 30 Set 2007) - Mesmo com a derrota para a Alemanha na final da Copa do Mundo, neste domingo, a meia-atacante do Brasil Marta foi escolhida a melhor jogadora da competição disputada na China.


Ela ganhou a Bola de Ouro e também a Chuteira de Ouro, por ter sido a artilheira da Copa, com sete gols em seis jogos. A atacante Cristiane ficou com a Bola de Bronze.



Eleita a melhor do mundo pela Fifa em 2006, Marta fez lindas jogadas neste Mundial, com destaque para um gol contra os Estados Unidos, na semifinal, em que deu um drible maravilhoso, de costas, antes de cortar mais uma rival e empurrar a bola para as redes.


Porém, na decisão contra as alemãs, Marta, que joga na Suécia, perdeu um pênalti e o Brasil acabou derrotado por 2 x 0.



********

O sonho do futebol feminino do Brasil de conquistar seu primeiro título mundial esbarrou no jogo eficiente da Alemanha, que venceu por 2 x 0 neste domingo e levou o bicampeonato da Copa do Mundo.


Em partida disputada na China, a seleção brasileira teve boas oportunidades, incluindo uma bola na trave e um pênalti desperdiçado por Marta, mas acabou sofrendo a primeira derrota no torneio, justamente para as atuais campeãs mundiais. "Fomos infelizes na finalização, não era nosso dia", disse Marta, eleita pela Fifa a melhor jogadora de 2006, após o jogo.


O vice-campeonato é a melhor campanha das brasileiras na Copa feminina, que é disputada desde 1991. O melhor resultado havia sido o terceiro lugar nos Estados Unidos, em 1999.


Antes do jogo, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, cumprimentou todas as jogadoras. Quando a juíza apitou o início do confronto, as alemãs se posicionaram atrás, marcando muito bem as brasileiras para tentar sair no contra-ataque. Sem chance de tocar a bola, principal característica do time brasileiro, a opção foi chutar de longe. Numa dessas chances, Daniela Alves chutou de perna esquerda, forte, e a bola tocou na trave, aos 24 minutos.
Marcada de perto por mais de uma jogadora, Marta sofreu uma pancada na perna direita na primeira etapa e tinha dificuldades de comandar as ações do Brasil. No começo do segundo tempo, a Alemanha mudou de postura, pressionou a equipe brasileira e conseguiu seu gol logo aos 7 minutos, através de Prinz, que recebeu livre na marca do pênalti e chutou de primeira, fazendo 1 x 0. E foi de penalidade que as brasileiras tiveram sua melhor chance para empatar, após falta em Cristiane. Marta cobrou, aos 19 minutos, mas a goleiro alemã defendeu. De falta, Daniela Alves quase empatou, e de novo Angerer fez boa defesa. O Brasil, que encantou a torcida com um belo futebol na Copa, pressionou, mas foi a Alemanha que chegou ao gol, aos 41 minutos, em uma cabeçada de Laudehr.


A terceira colocação na Copa foi para os Estados Unidos, que venceram a Noruega.



*************
A capitã da seleção brasileira de futebol, Aline, mostrava preocupação com o futuro, com o vice-campeonato na Copa do Mundo. 'Chegamos até aqui sem apoio nenhum e agora voltamos para casa sem nada. Sabemos que, no Brasil, o segundo lugar e o último têm o mesmo valor', queixou-se.


A zagueira Daiane, por sua vez, assumiu a responsabilidade pela faixa de protesto contra a falta de apoio ao futebol feminino, exibida pelas jogadoras ainda no gramado após a derrota.


Para a atacante Cristiane, o importante é lembrar o que foi feito durante toda a competição. 'Foi um dia triste, mas o time fez um ótimo trabalho. Nós temos 21 jogadoras de muito talento, e acho que demos um exemplo muito bom às meninas brasileiras.'