Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Amigos do Bem

Quem são os Amigos do Bem? Instituição não-governamental, sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é contribuir para a erradicação da fome e da miséria por meio de ações educacionais e projetos auto-sustentáveis, favorecendo o desenvolvimento social da população carente do Sertão Nordestino.

Histórico: A partir de 1993, por meio de campanhas realizadas no período do Natal e do Ano Novo, um grupo de amigos liderados por Alcione de Albanesi passou a arrecadar e distribuir no Sertão Nordestino alimentos, roupas, colchões, brinquedos e cadeiras de rodas, levando também atendimento médico e odontológico aos povoados carentes da região. Dez anos depois, com base nas experiências adquiridas, nasce os Amigos do Bem, Instituição Nacional Contra a Fome e a Miséria no Sertão Nordestino, que além de promover ações emergenciais, passou a atuar de forma contínua, buscando o Desenvolvimento Auto-Sustentável para a transformação de vidas através da implantação de diversos projetos.

Os Amigos do Bem desenvolvem diversos projetos (veja no site). Por exemplo, Perfuração de Poços Artesianos. A perfuração do poço artesiano é o primeiro passo para o início de qualquer projeto de transformação. Primeiro são feitos estudos geológicos e uma análise técnica do local a fim de confirmar a existência de água, para, em seguida, ser perfurado o poço. Como este projeto é realizado: análise técnica da região para confirmar a existência de água; após estudos geológicos, é marcado o local para a perfuração; identifica-se a profundidade necessária para se obter a melhor vazão (normalmente são perfurados de 100 a 200 metros); após a perfuração, são feitas análises físico-químicas ou microbiológicas da água;
Avalia-se a quantidade de poços necessários para abastecer o projeto que será implantado no local. Obs.: cada poço perfurado tem uma placa fixada com o nome de seu doador.

Como posso participar dos Amigos do Bem? Doando mensalmente recursos financeiros; fornecendo serviços ou materiais que viabilizem os projetos; divulgando nossos projetos entre familiares, amigos e nas empresas.

Qual é o objetivo dos Amigos do Bem? Gerar desenvolvimento local e inclusão social, capazes de combater a fome e a miséria, por meio de ações educacionais e projetos auto-sustentáveis.

O que fazem e como trabalham os Amigos do Bem? Identificam povoados em grave situação de fome e miséria; cadastram as famílias; avaliam as famílias cadastradas para inclusão nos projetos, de acordo com critérios preestabelecidos; analisam periodicamente os resultados qualitativos e quantitativos das ações, sempre com o objetivo de aprimorar cada projeto; ampliam gradativamente as áreas de atuação, objetivando atender um número cada vez maior de famílias carentes; acompanham sistematicamente as famílias assistidas.

Qual é o público-alvo dos Amigos do Bem? Adultos e crianças do Sertão Nordestino que vivem em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

Por que os Amigos do Bem atuam no Sertão Nordestino? Má distribuição de renda, pobreza e fome existem em todo o Brasil, inclusive nos centros urbanos. Porém verificamos, a partir de estudos e pesquisas, que no Sertão Nordestino - semi-árido mais populoso do mundo - a situação é agravada pelos grandes períodos de seca e, conseqüentemente, pela falta de trabalho.

Qual é a fonte de recursos dos Amigos do Bem? Os recursos são obtidos por meio das doações dos colaboradores, voluntários e Empresas Amigas do Bem.

Os Amigos do Bem possuem escritórios regionais ou representantes? Temos 3 unidades: Unidade Pacaembu: Av. Pacaembu, 808 - Fone: (11) 3665-0003 São Paulo - SP; Unidade Catimbau Buíque - PE Visita Restrita. Somente com autorização da central de São Paulo; Unidade Agrovila: Agrovila - CE Visita Restrita. Somente com autorização da central de São Paulo.