Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

segunda-feira, agosto 20, 2007

Brasil quebra recorde e fecha Parapan em 1º

Domingo, 19 de agosto de 2007, 16h52 Atualizada às 10h20 - A delegação brasileira que disputou os Jogos Parapan-americanos do Rio de Janeiro fechou a competição registrando 228 medalhas, o recorde do País na competição, além de assegurar o primeiro lugar no quadro geral, à frente do Canadá.

Durante os oito dias de competição, os atletas brasileiros conquistaram 83 ouros, 68 pratas e 77 bronzes, superando as 212 medalhas conquistadas em 1999, na Cidade do México, na primeira edição dos Jogos.

Com as conquistas, pela primeira vez na história, o Brasil terminou a competição no topo do quadro de medalhas, à frente do Canadá que, com 49 ouros, 37 pratas e 26 bronzes, ficou com o segundo lugar. Os Estados Unidos, que garantiram 37 ouros, 44 pratas e 36 bronzes, garantiu a terceira posição nos Jogos.

Nas duas edições anteriores do Parapan, a delegação brasileira havia conquistado o segundo lugar, atrás do México, que neste ano, ficou apenas com a quarta colocação, com uma prata a menos que os norte-americanos.
Apesar do recorde de medalhas, os atletas brasileiros não conseguiram superar o número de ouros conquistados em 1999, no México, quando subiram 107 vezes no local mais alto do pódio, 24 vezes a mais que neste ano.

Os grandes destaques da campanha brasileira no Parapan foram as participações na natação e no atletismo. Os nadadores brasileiros deram ao País 39 medalhas de ouro, com atuação destacada de Daniel Silva, o maior vencedor dos Jogos, que conquistou oito ouros.

Outros que se destacaram foram André Esteves, que levou oito medalhas, sendo seis de ouro, uma de prata e uma de bronze, e Clodoaldo Silva, que também ficou com oito medalhas, sendo sete de ouro e uma de prata, além de quebrar sete recordes mundiais em cinco provas individuais.

Já no atletismo, que garantiu 25 ouros ao País, os principais atletas foram Lucas Prado, Odair dos Santos e Yohansson Ferreira, que conquistaram três ouros cada um. Já Ádria dos Santos, grande esperança de vitórias, sofreu com uma contratura muscular na coxa esquerda e levou apenas duas pratas, nas duas provas em que disputou.

No futebol, o Brasil venceu a rival Argentina na decisão das duas modalidades: de 7, para portadores de parasilia cerebral, e de 5, para atletas com portadores de deficiência física.

Outro esporte que o País teve importante participação foi no vôlei sentado, que derrotou os favoritos Estados Unidos na decisão.