Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

segunda-feira, novembro 06, 2006

Invenções Brasileiras

Quando pensamos em um inventor brasileiro, logo lembramos de Santos Dumont, o "pai da aviação". Mas ele não é o único a usar a criatividade para criar algo novo. Veja a seguir:


Urna eletrônica - O primeiro terminal de votação por computador foi instalado em Brusque (SC) em caráter experimental nas eleições de 1989. Quem o criou foi Carlos Prudêncio, que na época era juiz eleitoral no Estado. Com a ajuda do irmão, empresário da área de informática, ele fez um programa de computador.

Painel eletrônico - Aquelas placas luminosas usadas nos jogos de futebol durante as substituições foi desenvolvida no Ceará por Carlos Eduardo Lamboglia, em 1996. No ano seguinte, ele patenteou a invenção, que foi usada na Copa da França em todos os jogos.

Cartão telefônico - Feito de PVC e com um circuito elétrico ligado a pequenas superfícies metálicas, foi criado pelo engenheiro Nélson Guilherme Bardini em 1978, quando trabalhava na Telebrás. Mas ele só foi implementado oficialmente no Brasil em 1992.

Soro antiofídico em pó - Em 2000, foi desenvolvido pelo veterinário Rosalvo Guidolin. Diferente do líquido, que deve ser mantido entre 4oC e 8oC, este pode ser levado na mochila e tem validade maior.

Escorredor de arroz - A cirurgiã-dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich criou o utensílio em 1959. Com a ajuda do marido, Beatriz montou um protótipo em papel de alumínio e apresentou a invenção ao dono da Trol S/A. O invento foi apresentado na Feira de Utilidades Domésticas em maio de 1962.

Coração artificial - Criado em 2000 pelo engenheiro mecânico Aron de Andrade, do Instituto Dante Pezzanese de Cardiologia (SP), tem o tamanho de uma bola de tênis e é feito de poliuretano. É ligado ao coração natural e alimentado por um motor elétrico.

Fonte: Artigo de Marcelo Duarte no Almanaque Saraiva no. 7 (Novembro de 2006)