Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

domingo, setembro 03, 2006

Agricultor salva nascentes de rios

O entorno da nascente é limpo, colocam-se pedras, instalam-se canos e a cabeceira é vedada

O Estado de São Paulo (16 de junho de 2006) - LONDRINA - O agricultor Pedro Diesel, de Matelândia, no Paraná, não tem poderes divinos, mas ressuscita nascentes - 1,2 mil nos últimos oito anos, calcula. "Se as nascentes forem recuperadas, as águas dos rios aumentarão, porque elas é que dão vida e saúde aos rios", resume.

Diesel se dedica integralmente à recuperação de nascentes assoreadas, pisoteadas pelo gado ou simplesmente abandonadas. Seu sítio de pouco mais de 20 hectares, na comunidade de Cruzeirinho, teve de ser arrendado para permitir a Diesel dedicação em tempo integral à recuperação das nascentes. "O que me realiza neste trabalho é a saúde das famílias atendidas, a saúde dos animais que servem de sustento a essas famílias, o que faz com que elas tenham maior rendimento financeiro, e os benefícios à natureza."

Ele desenvolveu um sistema próprio de recuperação de nascentes, que teve no início a orientação da Embrapa e da Sanepar (companhia de água e saneamento do Paraná), mas adquiriu com o tempo novos ingredientes.

O entorno da nascente é limpo, colocam-se pedras, instalam-se canos e a cabeceira é vedada com uma mistura de pedra, solo e cimento. As pedras são para filtrar a água, os canos, de várias espessuras, para permitir seu escoamento, a limpeza do local e a introdução de cloro. O ponto é isolado para evitar a contaminação por produtos orgânicos ou animais.