Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

segunda-feira, agosto 28, 2006

Brasil vence França de virada e é hexacampeão da Liga Mundial

Dom, 27 Ago - 17h39

SÃO PAULO (Reuters)
O Brasil conquistou o hexacampeonato da Liga Mundial de vôlei ao vencer de virada a França por 3 sets a 2, parciais de 22-25, 23-25, 25-22, 25-23 e 15-13, numa final emocionante no domingo, em Moscou.

Depois de garantir a classificação para a sua sexta final consecutiva, a equipe campeã olímpica e mundial tornou-se a primeira a conquistar quatro vezes seguidas a competição. O Brasil venceu a Liga em 1993, 2001, 2003, 2004, 2005 e agora em 2006, e os jogadores comemoraram o título com o já tradicional mergulho de "peixinho" na quadra.

Os brasileiros tiveram a melhor campanha entre as 16 equipes da Liga - foram 16 vitórias e apenas uma derrota, 48 sets vencidos e 14 perdidos. O ponta Giba foi eleito o melhor jogador da competição e o oposto André Nascimento o melhor sacador. "Mais uma vez provamos que somos um grupo. Perdendo de 2 sets a 0, tivemos cabeça e lucidez para correr atrás. Agora sim podemos comemorar mais um título", disse Giba.

A seleção brasileira, que na competição perdeu apenas para a Bulgária no primeiro jogo da fase final, começou a partida apática. Os dois primeiros sets foram parecidos: o Brasil começava melhor, mas era ultrapassado pela França. Jogando aparentemente sem pressão, os franceses se destacaram na defesa, na recepção e no saque. Foi no terceiro set que começou a reação dos brasileiros, que conseguiram recuperar a atenção apesar de cometerem muitos erros - foram 40 do Brasil no jogo contra apenas 28 da França. Já com Anderson, Murilo e Gustavo na quadra, o Brasil passou a contar também com uma bela atuação de Giba. No quarto set novamente os franceses deram trabalho aos brasileiros, mas não conseguiram alcançá-los, e um erro de saque deu a vitória ao Brasil na parcial. No tie-break a França começou melhor e chegou a abrir dois pontos com 5/3. Mas o Brasil conseguiu virar o jogo e selou a vitória num ataque de Rodrigão.
"Tivemos um jogo desgastante ontem (sábado), na semifinal contra a Rússia, principalmente no terceiro e no quarto sets. Talvez isso tenha influenciado no nosso mau início hoje. Enfrentamos uma França que vinha jogando um excelente voleibol e mais uma vez o grupo foi fundamental, como sempre acontece nessas situações. Conseguimos vencer principalmente por causa da nossa experiência neste tipo de partida", disse o técnico Bernardinho.

Na decisão do terceiro lugar, a Rússia derrotou a Bulgária por 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-19 e 25-19.